Que Vos Parece, O Casamento Entre Homossexuais?
Duvido muito que a alegria tenha nada que acompanhar com as leis. Mas há leis que impedem seriamente que possamos viver a nossa felicidade em plenitude. São leis que, normalmente, têm que ver de perto com diferenciação, com preconceitos atávicos que se mantém à espreita nas esquinas das tábuas da lei, como manchas impertinentes, como o que são, um estigma.
Quando estas leis caem e os preconceitos que as sustentavam ficam nus diante de suas misérias, o universo é um universo melhor. Estou convencida de que uma população concreta não poderá solucionar os agravos de todo o planeta. Mas, como escrevi há algum tempo, um, em sua solidão, não poderá salvar a Amazônia, entretanto pode regar o jardim de sua casa.
, E nós, por esse nação de tantas vezes afastado dos caprichos do progresso, que acabamos de dar água, e a respiração, o jardim interior de diversas casas. Acho que queremos manifestar sem sonrojo que esse pedaço de mapa, periférico e do sul, acaba de doar uma lição de maturidade, inteligência e justiça pra toda a geografia terráquea. A lei que permitirá o casamento entre cidadãos do mesmo sexo é um feito de maturidade social. É bem como um gesto de inteligência coletiva. E sem nenhuma indecisão, a sua concretização necessita olhar com conceitos fundamentais, como a justiça, a bondade, a tolerância. Será que Portugal, de agora em diante, um nação mais lindo?
- Discasto insiste, outra vez com todo o respeito
- “Procurando Lyra Belacqva e presentándoles a Dakota Blue Richards”
- 1987: Jane’s Addiction
- O projeto de lei será aprovado pelo Governo antes do verão
- A vida como parâmetro dos direitos
- 9 Segundo B
- 1948: Beyond the Blue Mountains (por detrás das montanhas azuis)
Ouvi Iñaki Gabilondo relatar que não se tratava de propiciar direitos aos grupos gays, porém de quebrar as barreiras que impediam a exercê-los. A chave da dúvida é esta: até já temos estado instalados em uma dupla moral bacana, hipócrita e perversa, que vendia retórica da igualdade, mas a coartaba com todo o tipo de proibições e impedimentos. Se a Constituição diz pomposamente que ninguém pode ser discriminado por tua orientação sexual, como Um gay era um cidadão parecido a outro diante a lei, todavia as legendas da lei impediam de se casar, amparar criancinhas, viver a sua diferença sexual com total normalidade.
O que tem feito o Governo, desse modo, não foi promulgar leis em prol dos homossexuais, entretanto revogar o espesso tecido de barreiras que os tornavam-se cidadãos de segunda. A grandeza do Governo de Zapatero, nesta pergunta, foi conceder-lhes, de uma vez por todas, o passaporte de primeira.
Nos coloquemos como nos ponhamos, bíblias pela mão, receios, medos seculares, seja o que for o que justificava a ocorrência discriminatória, o correto é que era insustentável. Um estado não podes relatar a um cidadão que é maduro e responsável para pagar impostos, contudo não pra casar.
