“Eu Chau A Todes!”
O VIII Congresso Internacional da Língua Espanhola (PASSADO) foi planeada com uma especial atenção para o espanhol pela América do sul. A cidade argentina de Córdoba tem recebido dezenas de atividades em volta do português, mesmo que somente uma sessão foi dedicada à linguagem politicamente justo. Nem ao menos tão apenas à linguagem inclusiva, contudo, como argumentou a escritora argentina Claudia Piñeiro, as feministas, não importa se a Academia oferece suporte a essa linguagem não-discriminatório pra mulher, “elas serão usados similar”.
podes-se contar que essa afirmativa não é de todo certa. Apesar das avaliações, todos nós podemos que, de um jeito ou de outro, a Academia refletir as nossas preocupações linguísticas. Não é casual que isso acontecesse pela Argentina, um povo que vive com paixão o debate a respeito do emprego de um gênero neutro marcado na -e término: “Todes lhes estao deste modo do nosso lado eles vão ao colégio”.
O diretor da RAE, Tiago Monteiro Machado, não tem rehuido as vozes dissidentes e congratulou-se com o sucesso do PASSADO, que qualificou de “Congresso inusitado, o congresso da liberdade”. A liberdade de frase foi mais longínquo e alguns dos palestrantes têm questionado a política panhispánica da RAE, por “neocolonialista”.
de Acordo com Monteiro Machado, tudo foi enquadrado em um debate enriquecedor, e não teve questões em identificar que há que trabalhar pra sanar as avaliações que algumas vozes manifestaram. Luis García Montero, diretor do Instituto Cervantes e coorganizador do PASSADO, coincidiu também com o “espírito de liberdade” e disse que “o futuro em português, pinta bem”.
Pondo-se do lado dos críticos, lembrou que cinco de cada seis falantes de português são norte-americanos e que o dicionário se deve fazer entre as vinte e três academias. Outro dos eixos fundamentais deste congresso, e por aqui sim, respondeu ao anúncio oficial, foi da língua na era digital.
- Ausência coerência: o que pode ceder dados…
- Miss Tecnologia (2015)
- dois The Spiders from Mars
- Refréscame a memória. Nós temos debatido por aqui alguma vez, antes de nesta ocasião
- — (ed) (2002) Race, ethnicity, and health. Jossey-Bass, San Francisco
- 19 dezembro, 2012 às 11:05 pm | Responder
- Tópico 11 Tipos de lábios e seus correção
Monteiro Machado mostrou o teu esforço, em nome das academias, de colocar-se à frente de começar um português para as máquinas. O presidente da editora Planeta, José Crehueras, considerou que “vivemos um tempo em que o futuro se conjuga no presente e o presente envelhece de repente”. E acrescentou: “Na primeira vez pela história, existem hoje mais linhas de smartphones dadas de alta no planeta que habitantes tem a terra”. Por tua divisão, Mario Tascón, um pioneiro dos usos digitais no universo do jornalismo e novo presidente da Martírio, considera que “a comunicação foi democratizado e a audiência é global”.
Pra Tascón, hoje o que há que estudar e controlar é a comunicação humano-máquina, e observou que era “sapiens” pra lançar mão da linguagem inclusiva. Se executar os desejos de Vargas Llosa, a próxima reunião trienal será em Arequipa (Peru), sua cidade natal.
O anunciou de surpresa, e o diretor da RAE balançou a meias, porque a decisão ainda não estava tomada. O prêmio Nobel deseja organizar um PASSADO em seu nação, e deste jeito o manifestou por muitas vezes nos últimos congressos. Antes do 2022 vai saber.
Os policiais, boquiabertos pela sua sinceridade, anunciaram que recorrerão a imigração, uma ameaça que não altera os venezuelanos. Uma das 3 meninas do grupo retira um cartão de divisa que permite viagens curtas a Colômbia. Os agentes parecem ficar satisfeitos, contudo dizer-lhes que levem identificação na próxima vez. Há décadas, quatro milhões de colombianos fizeram a viagem de forma inversa, no momento em que o seu estado estava envolvido em um combate armado com as guerrilhas e Venezuela, rica em petróleo, estava decolando.
Diversos dos venezuelanos, que chegam hoje ao nação têm raízes colombianas, mas o que não têm complicado legalizar tua circunstância. Ao oposto do que o vizinho Peru, que foi oferecido vistos temporários de trabalho para os venezuelanos, a Colômbia não apresenta nenhum tipo de estatuto jurídico e humanitário. Conseguem solicitar um visto de refugiado, todavia podem demorar mais de dois anos pra serem processadas.
