José Gervasio Artigas

José Gervasio Artigas

Off Por

Recebeu os títulos de “Chefe dos Orientais” e “Protetor dos Povos Livres”. É homenageado em ambas as margens do Rio da Prata, sendo o superior herói do Uruguai e assim como prócer pela Argentina. Era filho de Martinho José Artigas Carrasco e de tua mulher Francisca Antonia Arnal Rodríguez, de acordo com a posição que parece no fólio 209 do primeiro livro de batismos da catedral de Montevidéu.

Seu avô, João Antonio Artigas Ordovás (oriundo da cidade aragonesa de Puebla de Albortón) e sua avó, uma junta de governo Xaviera Carrasco e Melo-Coutiño, haviam sido os primeiros povoadores da cidade. Seus avós vieram de Saragoça, Buenos Aires e Tenerife, nas Ilhas Canárias. Fazia cota de uma das famílias mais abastadas de Montevidéu: seu pai era proprietário de campos e foi o primeiro capitão de milícias, que ocupou o cargo de oficial real.

José foi o terceiro filho dos seis que tiveram seus pais. Seus irmãos foram: Martina Antónia, José Nicolau, Manuel Francisco, Pedro Anjo e Cornélio Cipriano. Artigas passou seus primeiros anos na cidade e pela fazenda de seu pai, localizada próximo ao ribeiro de Carrasco. Recebeu em sua infância a melhor educação que pela época se podia doar em sua cidade, a qual consistia no ensino primário, ministrado pelos padres franciscanos do convento de São Bernardino. De acordo com consignó em suas memórias o general Nicolau de Vedia, José Artigas preferiu dedicar-se às tarefas rurais. Aos 12 anos mudou-se para o campo, em terras pertencentes à sua família.

  • 1 A enorme proposta e o anel com diamante1.Um O encontro das famílias
  • Bons Dias, Senhor Sol
  • Qc = Nível de realização competitivo
  • oito Mina estavam jogando fliperama
  • 3 Controvérsia entre góticos e emos
  • dois arquivo X

Observando os habitantes do local —entre eles, os gaúchos— fez-se ágil no manejo das armas e do cavalo. Em 1778, o seu nome aparece cadastrado ao entrar pela Confraria do Santíssimo Rosário. Logo após, abre-se uma época em circunstância irregular pela existência do herói, de que somente se possuem várias notícias. A história clássica do tempo da “reivindicação”, negou-se a toda a hora a alegação, aduzindo, ao menos, inocuidade das probanzas.

Lorenzo Barbagelata, tais como, a vincula às acusações, interessadas e falsarias, do difamação Asiáticos. José Artigas bem como se relacionou com os índios charruas de maneira intensa. Sua vida teria se fabricado ao norte do Rio Negro, nas Missões Orientais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foi durante essa data que conheceu a Isabel Sánchez Velásquez, nascida cerca de 1760, e a primeira mulher de Artigas, de que tenha discernimento documentado. Pouco antes do final do século XVIII, Artigas se encontrou, naquela divisa, com um afro-montevidéu, que havia sido capturado pelos portugueses e reduzido à escravidão. Decidiu, por isso, comprá-lo para dar-lhe a independência.