“Os Bancos Deveriam Pretender Por Lei Pro Bem Comum”
Christian Felber (Salzburgo, 1972) é um dos gurus mais seguidos pelos que sonham com uma escolha ao atual sistema econômico e monetário. Este austríaco, um dos fundadores da Attac e professor de Economia na Escola de Viena, acaba de divulgar um novo livro em que expõe os passos a seguir para variar o sistema monetário vigente. Como é produzido o dinheiro? Quais são os principais perigos que os bancos comerciais acreditam que a maior parte do dinheiro? A distribuição mais injusta do dinheiro, inflação, instabilidade e a não cobertura com dinheiro de contas bancárias. Que tipo de sistema econômico que temos? É uma economia de mercado capitalista, na qual o mundo todo é acumular o máximo de bens equipamentos e de riqueza monetária.
todavia, você diz que é um liberal. Suprimir a independência, para a autonomia da propriedade é uma descrição muito duvidosa e perigosa. Por que anuncia que o atual sistema monetário lhe faltam princípios democráticos? Todavia, por que são permitidos?
- Negociação e tomada de decisões em equipas de trabalho multidisciplinares e multiculturais
- Consultoria em analitica-internet (é um setor com muito futuro, está no início)
- John Malkovich soma-se às séries sobre isso maconha com ‘Humboldt’
- 2005, Treze 1000, de Iñaki Arteta
- cinco Luta de Santomé
Já que os parlamentos e os governos dos legalizan, embora os cidadãos tivessem tomado novas decisões que não se lhes tivesse consultado. A Votar em um partido e ter a esperança de que esse jogo entre o casamento com outro partido e os dois façam exatamente o que os eleitores querem é uma maneira de democracia, entretanto também uma grande ilusão em vários casos.
Desta maneira, nós começamos a buscar por uma democracia mais capaz. Em uma democracia real, deve traduzir de forma literal em leis e regras das preferências, valores e necessidades majoritárias da população recinto. E votar a cada 4 anos, a um jogo é, talvez, a maneira mais desprovido e menos competente de democracia. Eu o chamo de predemocracia. Qual seria o primeiro passo pra ser mais democráticos?
Que tivessem direitos soberanos coletivos e uma divisão do poder mais equilibrada entre os cidadãos e os seus representantes na qual os cidadãos está a cargo de redigir a constituição inteira, não apenas a monetária e a econômica. O Parlamento só será capaz de fazer aquelas leis que fazem o desejo política de a constituição escrita pelo público. É uma melhoria, uma única medida pra uma soberania real, contudo tão só com isso imediatamente teríamos outro sistema monetário, outro sistema económico e outra democracia.
Pontualmente, a maneira de funcionar das assembleias a que se organizaram no 15-M tiveram um comportamento parelho ao que você expõe. Se lembra deste discurso, ou melhor que temos em comum. Sobre a obrigação de que os cidadãos se envolvam mais no processo de tomada de decisões pra melhorar a peculiaridade democrática do sistema.